Este é o primeiro post da série “O que o Boxe me ensinou”. Aqui, pretendo falar de técnicas que aprendi no Boxe que eu trouxe para a vida empresarial. O esporte traz muita disciplina, aplicação e conceitos que podem ser facilmente aplicados em todas as áreas da sua vida. Principalmente na vida profissional. Esta é uma das lições do boxe que eu aplico diariamente no meu trabalho:

 

Manter-se em movimento constante.

 

Um bom lutador de boxe sabe que precisa saber se movimentar o tempo todo no ringue. O movimento faz com que o lutador seja menos previsível, mantém o corpo ativo e a mente concentrada. Permite um reflexo mais rápido na esquiva e ataques mais precisos.

 

É o mesmo na vida profissional. Quem fica parado e faz sempre as mesmas coisas acaba se tornando previsível e vira uma presa fácil de ser abatida por seus competidores. Movimentar-se no trabalho pode ser interpretado tanto literalmente quanto metaforicamente.  Sim, porque é importante a movimentação física. Levantar da cadeira, andar, alongar, respirar, mexer os músculos. A movimentação oxigena o cérebro, relaxa e mantém a mente afiada. Saúde e disposição são fundamentais para o sucesso.

 

Outra movimentação necessária é a evolução constante das suas ideias, projetos, criações. Quem repete sempre as mesmas ideias, não sai do lugar e é atropelado pela inovação.

Então, movimente-se. Troque suas ideias com colegas, com parceiros. Articule-se. Esteja atento para oportunidades. Tente coisas novas.

 

No meu dia-a-dia, na empresa que trabalho, emprego essas técnicas. Quando eu me movimento, todo meu time se movimenta. Criamos assim uma empresa dinâmica.